Pular para o conteúdo principal

Como aumentar a memória de vídeo da sua placa onboard

Ao comprar um computador, uma das configurações a serem avaliadas é a memória de vídeo disponível, especialmente se sua intenção for rodar jogos minimamente pesados. No entanto, a maioria dos usuários precisa somente da memória de vídeo incluída na placa mãe, ideal para as tarefas mais casuais.
 O que é um Arduino e o que pode ser feito com ele?
Vídeo onboard pode ganhar mais memória pela BIOS (Foto: pond5)Vídeo onboard pode ganhar mais memória pela BIOS (Foto: pond5)

Se você faz parte desse grupo de usuários menos exigentes mas quer tirar o máximo proveito da memória gráfica onboard, saiba que há uma maneira de expandi-la usando uma parte da memória RAM do sistema, melhorando a performance gráfica de sua máquina sem a necessidade de adquirir uma placa dedicada.
Veja o tutorial que o TechTudo preparou e aprenda como alocar mais memória para sua placa de vídeo onboard.
Passo 1. Acesse a BIOS do seu computador. Para isso, você vai precisar entrar no setup acessado comumente pelas teclas ‘F2’ ou ‘Del’. Por via das dúvidas, fique atento ao iniciar seu computador – a tela do fabricante normalmente mostra o atalho para a BIOS nos cantos inferiores esquerdo ou direito.
Dependendo do fabricante de seu PC, a BIOS poderá ser acessada usando as teclas F2 ou Del do teclado no momento da inicialização (Foto: Reprodução)Dependendo do fabricante de seu PC, a BIOS poderá ser acessada usando as teclas F2 ou Del do teclado no momento da inicialização (Foto: Reprodução)

Passo 2. Vá até as opções da sua placa de vídeo, onde encontrará um menu de realocação de memória.
Quando estiver na BIOS, vá até a opção marcada para acessar as configurações da memória de vídeo (Foto: Reprodução)Quando estiver na BIOS, vá até a opção marcada para acessar as configurações da memória de vídeo (Foto: Reprodução)

Passo 3. Escolha quanta memória RAM você quer realocar para vídeo.
Em video memory size, aumente o valor do campo para o máximo que puder, dependendo da memória RAM total disponível  (Foto: Reprodução)Em video memory size, aumente o valor do campo para o máximo que puder, dependendo da memória RAM total disponível (Foto: Reprodução)

Passo 4. Em seguida, clique ‘F10’ para salvar e sair.
Pronto! Ao reiniciar, seu computador já irá começar a dedicar mais memória às atividades gráficas, conforme sua indicação na BIOS. É importante lembrar, no entanto, que você só deve ‘transferir’ memória se seu PC tiver o suficiente para rodar suas atividades comuns.
Por isso, fique de olho no consumo de memória da máquina para perceber se ela pode se dar ao luxo de perder alguns megabytes sem influenciar em seu desempenho.

Postagens mais visitadas deste blog

Apple Intelligence

  O iOS 18.2 trouxe  uma série de novos recursos dentro da suíte Apple Intelligence   e isso também está exigindo mais armazenamento livre nos iPhones, iPads e Macs compatíveis. Conforme as novas diretrizes da Apple, agora  o usuário precisa manter ao menos 7 GB de memória livre  no dispositivo caso deseje usar as funcionalidades de Inteligência Artificial. Ou seja, um aumento considerável em relação aos 4 GB de armazenamento  exigidos anteriormente no iOS 18.1 . A Apple diz que essa mudança é necessária porque muitas das funções de IA são processadas localmente pela NPU Apple Silicon, algo que exige mais espaço de memória. Caso o usuário não tenha os 7 GB disponíveis, ele será impedido de usar a IA para gerar emojis (Genmoji) ou conversar com a nova Siri, que tem o ChatGPT integrado.   Recursos mais "simples", como a tradução ou resumo de textos, também deixam de funcionar. Na prática, usuários que procuram comprar os novos aparelhos da linha  iP...

A MENTE ARTÍSTICA

Em seu novo livro, as autoras Susan Magsamen, fundadora e diretora do International Arts + Mind Lab, e Ivy Ross afirmam que fazer e experimentar arte pode nos ajudar a florescer Quando Susan Magsamen tomou a decisão de terminar seu primeiro casamento, ela enfrentou dias emocionais e difíceis trabalhando não apenas em seus próprios sentimentos, mas os de seus filhos pequenos. Foi preciso um pedaço de argila de uma criança para mudar tudo isso. Como ela relata em seu novo livro, Your Brain on Art: How the Arts Transform Us (Random House, 2023), ela "começa a esculpir espontaneamente. O que emergiu foi uma estátua de uma mulher de joelhos, seus braços levantados com as mãos estendendo o céu e sua cabeça inclinada para trás, soluçando em total desespero sem palavras." Logo, ela escreve, ela mesma estava em lágrimas. Podemos reconhecer essa ação como um exemplo de uso de nossa criatividade para expressar e liberar emoções reprimidos. Mas como Magsamen, fundadora e diretora executi...

Saiba como começar a defender-se de Ciberataques, em 5 dicas úteis

  Os Ciberataques são o   buzz   da atualidade nacional. Saber defender-se de um ataque, de preferência com 5 dicas essenciais, começa por gestos tão simples por parte do utilizador que, à partida, ajudam a inutilizar a base de qualquer tentativa de invasão, chantagem, malware, roubo ou destruição eletrónica que temos assistido. Na verdade, com o aumento das denúncias de cibercrimes, que duplicaram em 2021, existem algumas dicas, no caso deste artigo 5, que podem ajudar a manter-nos longe das ameaças. Nós ajudamos. Sempre em alerta, sempre com cuidado online: há que saber defender-se Sem dúvida, a cibersegurança tem de passar a constar do nosso vocabulário diário. Esta tem de ser uma prioridade para todas as empresas e mesmo para o utilizador comum, todos e cada um de nós. No fundo, ao atingir o pico de roubos e invasões a que temos assistido nas últimas semanas, nunca a literacia digital foi tão importante como agora. Esta é, sem piscar os olhos, a melhor arma para comba...