quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sair do modo DFU (exit DFU mode)


Semana passada estive em casa e pensei em atualizar meu iPhone da versão 1.1.4 pra versão 2.0.2, para dentre outras coisas poder brincar com a AppStore e ter os mais recentes recursos disponibilizados.
Depois de vários “tutoriais” por aí, coloquei meu aparelho em modo DFU e pra surpresa geral descobri que só da pra sair desse modo restaurando o firmware. Ou seja? Teria que reconfigurar todo o telefone e reinstalar todos os aplicativos. Veja o que diz a tela do ZiPhone:
O modo DFU é um dos dois modos de recuperação do aparelho onde nesse específico ele fica “operacional”, porém nada aparece na tela, fica tudo preto. E pra completar no iTunes eu tava sendo agraciado com mensagens de erro 1601, 1602, etc… FAIL!
Só que eu não me dei por vencido, “inventei” do nada de segurar os botões Power e Home por alguns segundos. Depois de um tempo (não me pergunte quanto pois foi uma eternidade dadas as circunstâncias) a logo branca da maçã aparece na tela. Achei que ia ficar travado naquilo como fica quando entramos no modo de recuperação mais simples, o Recovery Mode, só que seguido ao power on veio o wallpaper do Homer: finalmente meu iPhone estava operacional de novo.
Ou seja crianças, muito cuidado ao tentar atualizar seu iPhone – principalmente se você estiver enferrujado. Mas se tudo der errado e você travar seu aparelho no DFU Mode, don’t worry, não precisa mais “resetar” o firmware (ao contrário do que se lê por aí), basta que você desconecte o cabo USB e segure os botões Power e Home até a maçã da salvação aparecer na sua tela.

Bônus Tracks

Como entrar no DFU Mode

Abra o iTunes e plug o iPhone. Com o aparelho ligado, mantenha o Power e o Home pressionados até a tela ficar preta. Espere uns 2 segundos após a tela ficar preta e solte o Power enquanto ainda segura oHome. A tela permanecerá preta, mas depois de alguns segundos o iTunes irá reconhecer o Iphone emDFU Recovery Mode. Solte o Home e avance para fazer o restore.

Como entrar no Recovery Mode

Feche o iTunes e qualquer processo relacionado a ele (ituneshelper, por exemplo). Segure o botão Powerno seu telefone até que apareça o power slide. Deslize o slide para desligar e espere até a tela ficar totalmente preta. Desligue o telefone do cabo. Segure a tecla Home no telefone e ao mesmo tempo reconecte o iPhone ao cabo. Continue segurando Home enquanto passa a maçã na tela e chega no símbolo do iTunes com um cabo USB. Solte o Home, agora você está agora no Recovery Mode.

Como sair do Recovery Mode

Maneira fácil: Abra o ZiPhone e clique no botão Exit Recovery Mode.
Maneira geek: Baixe e execute o iPHUC (se vire pra achar), no prompt digite “cmd setenv auto-boot true” e dê enter. Agora digite “cmd saveenv” e dê enter. Agora digite “cmd fsboot” e dê enter. Seu iPhone vai voltar ao normal.